RioRio - a história da cidade do Rio de Janeiro
em quadrinhos: 1500-2000

Livro RioRio

Objetivos

O livro RioRio – a história da cidade do Rio de Janeiro em quadrinhos: 1500-2000 busca explicar, com desenhos a mão livre, a origem, o crescimento e a transformação da cidade durante os quatro séculos de sua história, de forma simples, crítica e divertida. A obra almeja promover o sentimento de pertencimento à cidade, de defesa e de preservação dos espaços urbanos.

Importa incentivar o conhecimento sobre o patrimônio edificado e geográfico do Rio para difundir a importância da preservação do lugar onde vivemos. Quantos cariocas sabem como a cidade começou a crescer? Quando? Onde? Por quê? RioRio espera colaborar com a formação cidadã dos jovens e crianças sobre a cidade, através da narrativa em quadrinhos.

Que livro é esse?

O livro RioRio, editado pela primeira vez em 1992, foi adotado por diversas escolas particulares da cidade até 2006, recebendo o aceite e a aprovação de milhares de professores e estudantes. Precursor na história da cidade nos livros escolares, foi premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pela Câmara Municipal da Cidade e indicado como título de referência na Bibliografia Oficial do Concurso Público para Professores da Cidade do Rio de Janeiro em 2002.


A nova edição do livro inclui o enriquecimento da narrativa existente, a complementação da história da cidade e o redesenho de todos os antigos quadrinhos. Com linguagem lúdica, alegre e crítica, seguindo o mesmo espírito da obra original, o livro é uma síntese dos vários processos de transformação da cidade, desde a transferência da urbe para o Morro do Castelo até a Ponte Rio-Niterói e a Linha Vermelha. RioRio é o único livro em quadrinhos que conta a história de uma cidade do Brasil. Com desenhos lineares em preto e branco, com 136 páginas, RioRio promove a reflexão crítica sobre a cidade na Colônia, no Império e na República, até o ano 2000. É uma obra especialmente dedicada aos estudantes do Ensino Fundamental e a todos os cariocas!

Autoria e edição

Renata de Faria Pereira, professora e arquiteta, mestre em conservação e restauro, assina a criação do livro. Editado pela primeira vez em 1992, chega à 11ª edição com todos os desenhos inteiramente renovados e a narrativa enriquecida com novos quadrinhos. A obra é publicada pela RESTAURO - Editora, Pesquisas e Projetos.

Nosso Criu Carioca

A história do RioRio é narrada por um passarinho chamado Criu Carioca - personagem que procura valorizar, junto ao público infanto juvenil, a importância do estudo e da reflexão crítica sobre a cidade. Depois do livro RioRio, o passarinho Criu Carioca tem participado de muitos outros trabalhos educativos e culturais. Em 1992, no lançamento da primeira edição do livro RioRio, Criu Carioca anunciava aos estudantes: "O Rio é a nossa casa gigante", "É preciso conhecer para amar, e amar para preservar. Vamos conhecer a nossa cidade para melhor preservá-la!" Desde então, Criu Carioca nunca mais deixou de revelar às crianças e jovens a sua esperança. Nunca mais o passarinho professor desistiu de lutar por um Rio melhor. E a sua forma de luta? É contando histórias do Rio e levando o olhar do estudante à apreciação dos espaços da cidade.

Carta aos estudantes

Estudantes do Rio! É preciso dizer que todos os espaços públicos da nossa cidade nos pertencem. A praia de Copacabana é nossa! A avenida Brasil, a floresta da Tijuca, as linhas de trem, o Jardim Zoológico ou qualquer outro lugar público do Rio é de nossa propriedade. Todas as ruas, calçadas, praças, viadutos e avenidas; todos os parques, rios, canais, lagoas e praias; todas as florestas, matas, picos, pedras e morros – tudo isso nos pertence. Até o granito que reveste as antigas calçadas do Centro é nosso. Os chafarizes, os jardins, as grades, os bancos, a iluminação das ruas... Todos os equipamentos urbanos da cidade também são nossos. Entretanto, depois de tantos anos de História, nossa cidade pede socorro! A falta de conservação dos espaços públicos, a falta de saneamento básico e segurança, o desrespeito à natureza e tantos outros problemas agravaram-se muito. Precisamos aprender a exercer nossa cidadania. Por isso criamos o livro RioRio. Devemos conhecer a nossa cidade e assumir uma atitude de consideração e amor pelo lugar onde vivemos. Sozinhos não conseguiremos muito. Somos todos – administradores públicos ou não – cidadãos do Rio e responsáveis pelo lugar onde vivemos. Vamos cuidar do Rio de verdade, adotando uma atitude crítica, responsável e participativa. Vamos, juntos, construir uma nova História para a cidade que queremos maravilhosa!

Agradecimentos

A elaboração da primeira edição o livro RioRio contou com a ajuda do geógrafo Maurício de Abreu, do engenheiro e urbanista José Oliveira Reis, da antropóloga Luitgarte Oliveira Cavalcanti Barros, dos professores Padre José Pires de Almeida, Maria de Lourdes de Araujo Trindade e Therezinha Rabelo Leite, dos arquitetos Donato Mello Junior e Celso Rayol, do jornalista Orivaldo Perin, da designer Veronica Teicher e dos técnicos em reprodução gráfica Francisco Hélio Meirelles de Souza, Paulo Cesar Seabra e José Batista dos Santos.

Esta nova edição, revisada e complementada, teve o precioso trabalho de vetorização do designer Bruno Barata e a colaboração de muitos outros amigos, dentre os quais a professora Fernanda Godinho e o sociólogo e historiador Mario Aizen.

Quem somos

Somos uma empresa denominada Restauro - Editora, Pesquisas e Projetos, que se dedica à elaboração de pesquisas e projetos culturais e educativos, para o enriquecimento das práticas pedagógicas do Ensino Fundamental. Nos projetos, a Restauro produz material específico para os estudantes, que é aprimorado constantemente por meio de diferentes experiências de ensino. Entre outras obras realizadas, citamos “A história através dos documentos - Revista do Estudante do Arquivo Nacional” e o livro infantil “Cristo Redentor do Corcovado – Uma lição de Amor”. O projeto CAMINHOS DO RIO - precursor no Brasil de uma metodologia de passeios culturais com cadernos de atividades, e o livro RioRio são nossos principais trabalhos.

Créditos

A nova edição do livro RioRio foi realizada através do projeto cultural RioRio nas bibliotecas, que contou com os incentivos fiscais do Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC, do Ministério da Cultura - MinC, e dos incentivos fiscais da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, sendo patrocinadores as empresas Araújo Abreu Engenharia e KLABIN SA.


Autoria e desenhos:
Renata de Faria Pereira


Vetorização:
Bruno Barata

Editor responsável:
RESTAURO - Editora, Pesquisas e Projetos Avenida Treze de Maio, 23/301 Centro
CEP 20031.070 Rio de Janeiro RJ
Tel: 21 2262.2248

Consultores:
Fernanda Godinho - Pedagoga
Mario Aizen - Sociólogo e Historiador
Natasha Schumack Correa Lima – Historiadora
Roberto Maia - Editor
Veronica Teicher - Designer

Revisão:
Camila Dias da Cruz

Web-Master:
Okidata Informática

RioRio RioRio RioRio RioRio RioRio RioRio RioRio RioRio RioRio